Notebook ou PC Gamer: Entenda as Principais Diferenças

Em 2024, quase 74% dos brasileiros jogavam algum tipo de jogo digital, segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB). Dentro desse público estão os gamers, que vão além de consoles como PlayStation, Xbox e Nintendo, e incluem também usuários de PCs e notebooks gamer. Mas afinal, quais as diferenças entre esses dispositivos?

Antes de mais nada, é importante entender o que significa ser gamer. Um estudo de 2025 da PGB revelou que 44,2% dos entrevistados se consideram gamers, ou seja, pessoas que levam os jogos a sério, acompanhando novidades, lançamentos, campeonatos e tendências do setor.

Segundo Agesandro Scarpioni, professor de Game Development na FIAP, gamers não jogam apenas por passatempo. “Eles investem tempo para melhorar no jogo, explorar mapas, desbloquear habilidades e competir de forma estratégica”, afirma. Muitos participam de fóruns, comunidades online e eventos, trocando experiências e dicas. Entre eles, existem diferentes perfis: hardcore, pro-players, gamers sociais que buscam interação online e criadores de conteúdo que compartilham gameplay e análises.

Em termos de preferência de plataforma, 24,7% dos jogadores digitais optam por consoles, enquanto 20,4% preferem PCs.